quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Metáfora

Então disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão. – Gn 1:26

Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. – Gn 2:7

....Quando Deus criou o homem, a semelhança de Deus o fez. – Gn 5:1

Quando Deus nos criou já tinha em mente nosso propósito como raça humana. Em nenhum outro ser criado por ele o propósito foi tão honroso e sublime. Todos foram criados para sua glória. Tudo que tem fôlego deve louvar ao Senhor. Agora mesmo enquanto escrevo os pássaros lá fora estão cantando e voando, co certeza, eles manifestam a glória e criatividade de Deus.

Quero chamar atenção ao propósito com que fomos criados. Muitos passam a vida toda procurando propósito, uma razão para existir. Buscam algo que lhes de sentido. Pois bem isso já nos foi dado ao sermos criados, há mais de 3000 anos antes de Cristo, nosso fabricante já determinava função e propósito para sua invenção.

Propósito:

Imagem: 1.representação de pessoa ou objeto por meio de desenho, pintura, fotografia, etc .2.representação mental; lembrança. 3 .reprodução invertida de um objeto ou pessoa por meio da reflexão ou refração num sistema óptico 4.Metáfora. 5.Conceito genérico que um publico faz de uma pessoa, empresa, etc.

Primeiro, ele nos fez parecido com ele, à sua imagem. Ele nos deu uma identidade, alguém a quem representar. Muitos dizem que não acreditam em Deus porque não o vem, tenho novidades pra você, eu vejo Deus. Vejo Deus em você. Já que fomos criados a imagem de Deus, todos somos fotografias de Deus, então não é difícil não ver a Deus, vejo pessoas o tempo todo, vejo Deus o tempo todo. Então, você querendo ou não, é a manifestação viva da criatividade de Deus. Voe me lembra Deus.

Semelhança: 1.qualidade de semelhante(pessoa parecida com a outra)2. Ponto ou aspecto em comum, apresentado por seres, coisas ou idéias diferentes. 3. Analogia(lembrar alguém com características diferentes), similitude (tem a mesma natureza).

E isso não sendo suficiente, ele nos fez a sua semelhança, somos parecidos com alguém, devemos nos assemelhar a Cristo, é aqui que bicho pega, porque é a nossa parte do negocio. A idéia original de Deus(sem o pecado) era ter uma família de filhos semelhantes a Jesus. Devemos lembrar Cristo, mesmo que as características perfeitas dele ainda não estejam formadas em nós, mas como eu já disse, essa é a nossa parte no processo.

Pronto, agora descobrimos nossa origem, com quem parecemos e o nosso propósito: ser uma família de filhos semelhantes a Jesus.

Deus também nos deu uma função: cuidar de todas as coisas que ele havia feito. Ele nos fez mordomos absolutos sobre a terra, mar e animais. Deu a nós a responsabilidade de administrar a sua criação. Confiou a nós o cuidado com sua invenção. Você já ficou responsável por uma invenção de um cientista? Pois é antes de qualquer cientista inventar alguma coisa, o grande inventor já havia criado as coisas mais fantásticas e nos deixado responsáveis por elas.

Ele nos formou do pó da terra!!!! Do pó, barro, areia, chão. De uma boa analisada em você agora. Deus é tão soberano que de uma coisa tão simples como o pó da terra criou o der mais complexo e completo.

Olha só isso:

A revista Mundo Estranho publicou uma matéria muito interessante sobre algumas curiosidadesdo nosso corpo. Com a consultoria de médicos, professores e outros especialistas.

Confiram algumas.

Por que piscar? Piscamos em média 25 mil vezes por dia. Precisamos disso para espalhar lágrimas pelos olhos que devem sempre estar úmidos e lubrificados para se protegerem de corpos estranhos como a poeira. Por dia um adulto produz de 1 a 2 litros de lágrimas.

Quantas vezes trocamos de pele? As células se renovam a cada 20 ou 30 dias. Ou seja, ao longo da vida "trocamos" de pele mais ou menos mil vezes!

Qual a capacidade de ar dos pulmões? Cerca de 5 litros de ar, porém somente meio litro é renovado a cada respiração. Como a freqüência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros por dia ou ainda 3,9 milhões de litros em um ano!

Qual a quantidade de sangue que circula no corpo? Cinco litros em média. Com o coração batendo na média de 70 vezes por minuto, a cada batida ele bombeia 90 mililitros de sangue que percorrem o corpo em apenas um minuto.

Qual o limite de comida suportada pelo estômago? O estômago é um órgão elástico, quando vazio tem um volume de 50 mililitros. Porém ele pode aumentar 80 vezes sua capacidade se você comer sem parar. Isto equivale a 3 ou 4 litros de comida. Se a pessoa insistir em continuar comendo a reação natural é o vômito…

Sangue ou Espermatozóide: Quem é mais rápido? O Espermatozóide se move a cerca de 45 km/hora. Já o Sangue, na aorta ao sair do coração se move a incríveis 108 km/h. Para completar o grid da corrida temos o Espirro que alcança 150 km/h. Mas o vencedor é o Impulso nervoso que chega a impressionantes 360 km/h!

Qual a produção diária de gases? Por volta de 1 a 1,5 litros. A maior parte é de gases que engolimos ao falar ou comer. Ele vai até o estômago que pode devolvê-lo pela boca na forma de arroto ou segue para o intestino.

Qual a quantidade de fezes produzidas por dia? Em média, 150 gramas.

As unhas dos pés e das mãos crescem na mesma velocidade? Não. As da mão crescem quatro vezes mais rápido do que as dos pés

Não é espantoso?!?! Davi afirma em um de seus salmos(salmo139) que louvaria a Deus porque de uma maneira espantosa e admirável ele foi criado.

E como se isso não bastasse, ele soprou em nós o SEU fôlego de vida, e nos ofereceu algo maior ainda, a eternidade. Deus deu a sua criação o anseio pela eternidade. Ele é eterno, e ao recebermos o SEU fôlego de Cida passamos a ser também. Maravilhoso demais! Deus nos deu a mais alta honra sobre toda a criação, nos colocou acima de todo o resto, nos fez a sua imagem e a semelhança de Cristo e nos ofereceu a oportunidade de ser como ele, eternos. Somos uma metáfora de Deus.

E ai, o quanto você tem honrado o seu criador?

Você tem vivido esse propósito, ou ainda não sabe por que está aqui?

Você se parece com Cristo?

Como você tem cuidado da terra?

Deus nos ofereceu tudo. Nos criou com propósito e função. Nos deu vida e anseio pela eternidade, e a única coisa eterna que conheço é ele, ou a morte. Então, eu e você ansiamos por ele. É como um bebe que e dependente químico, ainda na barriga da mãe suas forças vinham da droga que a mãe ingeria, a droga passou a ser parte dele, ao nascer não conseguirá sobreviver, porque depende daquilo.

Assim nós, somos todos dependentes de Deus. Precisamos de Cristo para viver na eternidade com Deus, desesperadamente. Como a ideia de Deus foi alterada por causa do nosso pecado, Deus tomou as devida precauções nos enviando Jesus, Deus tornou pecado por nó aquele que não tinha pecado (2 Co5:21), pra que assim pudéssemos viver com ele pra sempre. Jesus veio nos ensinar como ser semelhante a ele e nos ofereceu vida ao morrer na cruz. Porque todos pecaram e se afastaram de seu propósito eterno(Rm 3:23). Então Cristo veio nos ajudar, e literalmente, nos salvar. Nos deu a nova vida,a gora sim nada poderá nos separar do amor de Deus. Porque através de Cristo temos a chance de ser tudo o que fomos criados pra ser.

Nenhum comentário: